Práticas simples podem ajudá-lo na prospecção de clientes para seu negócio. Elas se relacionam com sua conduta pessoal e profissional. Também estão conectadas à uma visão estratégica do empreendimento. Não sabe quais são elas? Veja 5 maneiras atrair mais pacientes para seu consultório ou clínica.
Para atrair mais pacientes, seja pontual
Muitos pacientes se sentem menosprezados ou irritados com o atraso dos profissionais de saúde. Infelizmente, a fama dos médicos não é muito boa no quesito pontualidade. O profissional que não tem essa preocupação acaba por não atrair mais pacientes para seu consultório ou clínica.
Assim como o médico, os pacientes possuem outros compromissos com hora marcada. Por isso, o profissional que quer captar clientes deve ser pontual. Além disso, deve treinar seus funcionários para organizar a agenda de forma que os clientes sejam atendidos no horário certo. Uma boa conduta é o início do marketing espontâneo.
Ofereça um atendimento humanizado
Os profissionais de saúde lidam com pacientes fragilizados em seu consultório. Em muitos casos, o diagnóstico de uma doença é mais conectado à uma conversa profunda do que aos exames solicitados. Por isso, quando o profissional oferece um atendimento humanizado, consegue compreender as dores do paciente. Assim, ele se sente acolhido e confortável.
Esse bom relacionamento é a chave para atrair mais pacientes para seu consultório ou clínica. É também este atendimento que fideliza o paciente e, por isso, deve ser feito desde o primeiro contato, no atendimento pela secretaria. Demonstrar cortesia e presteza na sala de espera também faz parte dessa boa relação.
O profissional que se torna conhecido por um atendimento bom e humanizado é muito indicado pelo paciente.
Preze pela boa comunicação
Imagine que você está construindo uma casa, mas não compreendeu o que o arquiteto lhe disse. Tudo porque ele utilizou termos técnicos. Assim se sente o paciente quando o profissional de saúde não preza pela boa comunicação.
Para atrair mais pacientes para seu consultório ou clínica, você deve utilizar uma linguagem clara, acessível e objetiva. Dessa forma, seu paciente compreende qual o quadro clínico pelo qual passa. Os termos técnicos só são familiares aos profissionais da área.
O acesso à informação é um ponto fundamental na relação médico-paciente. Somente assim ele terá uma experiência positiva na clínica.
Invista em marketing digital
O marketing digital é a forma de marketing mais utilizada na publicidade atualmente, inclusive no segmento da saúde. Isso porque é a forma de atrair mais pacientes para seu consultório ou clínica com o menor custo.
As estratégias desse tipo de marketing são baseadas nas redes sociais e na internet. São os locais onde as pessoas passam mais tempo. A informação, então, deve chegar até elas por esses meios.
Para que seja eficiente, a estratégia deve considerar o público-alvo. A partir da análise dele, traça a forma de linguagem e o tipo de publicidade. Atualmente, os blogs são ótimas formas de marketing de conteúdo. De forma simplificada, eles oferecem uma informação de valor que o potencial paciente está procurando.
Tomemos como exemplo uma situação fictícia em que uma mulher possui olheiras escuras. Ela procurará a causa e o tratamento para suas olheiras na internet. Você, dermatologista, possui um blog. Nele, há textos específicos sobre os vários tipos de olheiras e os tratamentos mais realizados. Se forem bem escritos e informativos, a mulher se interessará pelo conteúdo e por quem o assina. O fluxo natural é ela achar que você é o profissional mais indicado para atendê-la.
O marketing digital é essencial para trazer credibilidade e bom posicionamento no mercado. Com isso, ele aprimora a marca do consultório e agrega valor a ela.
Aumente seu networking
Uma ótima forma de atrair mais pacientes para seu consultório ou clínica é por meio de indicações. Amigos, familiares, colegas profissionais e pacientes são atores importantes nessa tarefa. Eles integram o que chamamos de networking, ou rede de contatos.
Um profissional que possui uma boa rede de relacionamentos consegue consolidar a base de sua carreira. Com a conquista de novos clientes, o consultório cresce mais rápido.
Siga nossas dicas e adote essas práticas para atrair mais pacientes para seu consultório ou clínica. Se você já possui outras formas, conte para a gente nos comentários!