Fazer uma boa cotação de seguro é basicamente encontrar o melhor custo-benefício para o seu caso. Qualquer que seja a modalidade, essa cotação evita que você tenha surpresas desagradáveis. Isso, claro, se ela for bem realizada.
Como escolher a melhor cotação de seguro? Confira a seguir!
#1 Conheça as seguradoras mais confiáveis do mercado
Antes de procurar um corretor para fazer a cotação de seguro, o interessado deve conhecer as seguradoras. Afinal, é a seguradora que será acionada em caso de sinistro.
É muito comum encontrar preços e ofertas semelhantes para um mesmo seguro. Valores, coberturas, abrangência, tudo isso pode ser igual nas propostas. Por esse motivo, sua decisão deve se basear na reputação das seguradoras.
Para tanto, sugerimos uma consulta à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) para saber se a escolhida por você está registrada. Além disso, procure em sites como Procon e Reclame Aqui para conhecer as opiniões dos clientes sobre elas.
Dessa forma, após receber a cotação de seguro do seu corretor, saberá quem está oferecendo.
#2 Entre em contato com uma corretora de confiança
Você já conhece as possíveis seguradoras para atender à sua demanda. Agora é hora de procurar uma corretora de seguros de confiança que trabalhe com elas. A JOMANI, por exemplo, atua com as melhores seguradoras do mercado. SulAmérica, Allianz,, MetLife, e outras são nossas parceiras. mudar o nome de algumas seguradoras: PORTO SEGURO, HDI SEGURADORA, LIBERTY SEGURADORA)
E por que levar tanto em consideração se a corretora é idônea?
- Porque a prioridade dos corretores não é vender a apólice mais cara, e sim aquela que melhor atende o seu caso.
- Porque os corretores buscarão as soluções mais adequadas ao seu perfil e às suas necessidades.
- Porque ela conta somente com corretores habilitados na SUSEP e autorizados para vender seguros.
#3 Informe os dados solicitados pelo corretor
Para fazer a cotação de seguro, você deverá fornecer alguns documentos ao corretor, ok? As informações solicitadas dependem do tipo de seguro, inclusive. No seguro auto, por exemplo, o corretor precisará de dados do automóvel, do proprietário do carro e de quem dirigirá o veículo. Esses dados servirão para mapear o grau de risco de sinistro do carro. Quanto menor o risco, menor o preço do seguro.
#4 Compare os diferenciais e os benefícios de cada cotação
Imagine que seu corretor de confiança apresentou quatro propostas de seguro de vida de seguradoras diferentes. Como escolher a melhor cotação de seguro? Deve considerar apenas o preço?
Certamente não. Você lerá atentamente a apólice e a proposta de cada seguradora e verá as coberturas oferecidas. Confira a seguir outros pontos de atenção que você precisa avaliar:
- Mensalidades do seguro ou prêmio (devem caber no seu orçamento).
- Franquia (participação obrigatória do segurado no sinistro).
- Carência (tempo mínimo para uso do seguro).
- Vigência (em geral, 1 ano).
Em um seguro de vida, por exemplo, você precisa avaliar se as coberturas estão adequadas ao seu perfil e às suas necessidades.
No caso de um profissional autônomo, é desejável que inclua as Diárias por Incapacidade Temporária. A cobertura de doenças graves pode ser interessante para suprir a ausência de um plano de saúde, mas também para complementá-lo.
Assim, você consegue escolher o melhor seguro de vida considerando o custo-benefício. Isso deve ocorrer com qualquer seguro. Aproveite para revisar se você não está contratando coberturas desnecessárias, que oneram o produto.
#5 Finalmente, escolha a melhor cotação de seguro
Você analisou as seguradoras confiáveis do mercado e encontrou uma boa corretora de seguros. O profissional da empresa passou algumas cotações para sua avaliação, considerando suas necessidades.
Após comparar os diferenciais e o custo-benefício de cada proposta, por fim, você escolherá a melhor cotação de seguro. Ela será adequada ao seu perfil e oferecerá coberturas para os riscos que você pontuou.
No entanto, fazemos apenas uma ressalva nessa etapa. Aproveite o corretor e tire todas as dúvidas que tiver sobre o seguro. Ele é o profissional indicado para isso. Caso tenha lido atentamente a apólice, mas não entendeu algo, pergunte. Dessa maneira, fica assegurado seu desejo de contratar um seguro ideal para seu caso.
Para escolher a melhor cotação de seguro, é preciso contar com o auxílio de seguradoras e de corretoras confiáveis no mercado. Que tal realizar uma simulação com um de nossos corretores?