O aumento expressivo de ações de Responsabilidade Civil contra profissionais da saúde tem sido motivo de preocupação de médicos, dentistas e veterinários. A confusão acerca de mau resultado, erro médico ou mesmo a má fé, têm sido motivos para o fato. Diante da situação, os profissionais devem saber como evitar processos dos pacientes.
5 dicas para evitar processos dos pacientes
Confira, a seguir, cinco práticas que podem ajudar você ou os profissionais de sua clínica a evitar processos judiciais dos pacientes.
1. Realize uma anamnese completa
Uma anamnese completa é o primeiro passo para evitar o erro médico. Normalmente, um erro prejudicial à saúde decorre de uma sucessão de eventos ou de uma combinação de fatores desfavoráveis. Para tentar mapear todos eles, é importante realizar uma anamnese completa. Ou seja, questione tudo que pode ser pertinente para definir a doença.
Na anamnese, ocorre a documentação dos dados, das características pessoais do paciente e do histórico clínico da família. Isso confere subsídios para o exercício da medicina, garantindo mais eficácia no tratamento e contribuindo para evitar processos.
Lembre-se de considerar, ainda na anamnese, o paciente como um ser complexo, que pode apresentar doenças físicas e emocionais. Isso também combate a negligência médica.
2. Atenda de forma humanizada
Respeito, carinho e empatia são a chave para um atendimento humanizado por parte do médico. A relação entre profissionais da saúde e pacientes deve se pautar pela confiança. E isso só é construído a partir de bons sentimentos.
Demonstre compreensão e preocupação com o período crítico. Saber ouvir e acreditar no relato dos sintomas gera um relacionamento transparente e ético. Usar uma linguagem próxima ao paciente, explicando exames e procedimentos, também contribui para isso.
Em muitos casos, o paciente procura no médico um ouvinte. A relação de confiança construída a partir do diálogo pode, inclusive, encontrar as causas da moléstia. A proximidade e a conexão pessoal são fatores que podem evitar processos dos pacientes, uma vez que eles entendem o empenho do médico no auxílio à resolução do problema.
Preencha adequadamente o prontuário médico
O prontuário médico é o maior aliado do médico nos processos judiciais. Porém, para tanto, deve estar adequadamente preenchido e atualizado.
Apesar de os profissionais de saúde considerarem o prontuário uma burocracia da profissão, ele é o único meio de provar que a garantia de melhor tratamento foi cumprida. Por este motivo, além de evitar processos dos pacientes, o documento é um meio de prova.
Faça registros fotográficos
Os registros fotográficos das fases do tratamento (antes, durante e depois) também podem comprovar a eficácia e o empenho profissional em relação ao paciente. Eles são especialmente importantes nos procedimentos estéticos, e servem para validar a conduta do médico.
É sempre importante lembrar que, apesar de o tratamento médico ser considerado um serviço-meio, muitos pacientes atribuem resultados adversos ao profissional, como se a medicina fosse uma obrigação de resultado (no caso, de cura).
Solicite acompanhantes ao realizar exames
Os exames que exigem um contato mais próximo com o paciente, seja toque, visual ou íntimo, podem dar margem para ações na Justiça. Por esse motivo, para evitar processos judiciais dos pacientes, os profissionais podem solicitar a presença de acompanhantes ao realizar exames.
Na ausência de um terceiro, é possível chamar uma pessoa da equipe de enfermagem. Além de possuir testemunha sobre a execução do procedimento, evita acusações de assédio e deixa o paciente mais seguro.
Não custa lembrar que a maior parte das ações judiciais se relaciona à ginecologia/obstetrícia, que presume um contato íntimo com a paciente.
Apesar desses 5 cuidados para evitar processos judiciais dos pacientes, os profissionais devem se preparar para as possíveis ações na Justiça. Já que o número de processos contra médicos, dentistas e veterinários aumentou em 1.600% na última década.
O Seguro de Responsabilidade Civil é uma excelente forma de se precaver para as situações que fogem ao seu controle. Aproveite e faça agora a sua cotação!