Muitos médicos apresentam reclamações acerca das consultas pelo plano de saúde. Seja pelo valor pago ou pela burocracia, os consultórios e clínicas preferem atender à consulta particular. Porém, são poucos os que sabem como realizar essa transição entre o plano e o particular. Separamos algumas dicas para fazer a migração de forma tranquila. Mas veja antes as vantagens e desvantagens das duas modalidades de atendimento. Confira!
As vantagens da consulta particular
O atendimento à consulta particular nos consultórios e clínicas possui três vantagens principais: maior remuneração, agenda mais folgada e menos burocracia.
O valor da consulta particular varia conforme alguns fatores:
- Especialidade;
- Qualificação do profissional;
- Local de prestação do serviço;
- Plano de negócios do profissional.
Entretanto, em qualquer combinação dessas variáveis, é certo dizer que o valor da consulta particular é muito mais alto do que a consulta pelo plano de saúde.
Para se ter uma ideia em números, se o valor da consulta paga pelo convênio é R$ 60,00, o valor da consulta particular varia entre R$ 300,00 e R$ 600,00.
A segunda vantagem da consulta particular se relaciona à remuneração obtida. A agenda menos apertada do profissional se deve ao fato de que ele não precisa atender a uma grande número de pacientes. Mesmo assim, é possível obter um bom lucro ao final do mês. Ele consegue usufruir de dois benefícios da agenda folgada: mais atenção ao paciente e mais qualidade de vida.
Por fim, a consulta pelo plano de saúde requer documentações e comprovações pelo paciente e pelo profissional. Algo completamente dispensável nas consultas particulares. Ou seja, sem a necessidade de burocracia, o paciente passa por um atendimento mais simples. Sem contar que o profissional consegue receber sua remuneração na hora.
As vantagens das consultas pelo plano de saúde
Se as consultas pelo plano de saúde oferecessem somente desvantagens ao profissional, certamente não haveria gente trabalhando pelo convênio. Mas a verdade é que ela possui vantagens interessantes.
A primeira delas é que o atendimento a consultas pelo plano de saúde possibilita ao profissional expandir a base de pacientes do consultório ou da clínica. Pelo fato de não haver pagamento direto, o convênio é muito utilizada por aqueles que podem pagar por uma plano de saúde. Na medida em que os pacientes conhecem os serviços prestados, caso sejam de qualidade, acabam se fidelizando com determinado profissional.
Futuramente, é uma porta aberta para o caso de migrar para as consultas particulares. E essa expansão também possibilita ao profissional construir uma boa reputação. Isso é fundamental para aqueles que estão começando na carreira e querem ganhar espaço no mercado local. Em outras palavras, o catálogo do convênio é publicidade espontânea para o consultório ou clínica.
O maior volume de pacientes pelo plano de saúde aumenta as chances de o profissional conseguir muitas pessoas para se consultarem até mesmo em consultas particulares.
A migração do plano de saúde para a consulta particular na clínica e no consultório
A migração do plano de saúde para a consulta particular em clínicas e consultórios acontece, principalmente, pelas desvantagens que o plano apresenta. Os baixos valores pagos por consulta podem comprometer o desenvolvimento do negócio. A agenda lotada atrapalha toda a vida social e pessoal dos profissionais. A burocracia deste atendimento ocasiona inclusive atrasos no pagamento.
Porém, para realizar a transição e conseguir manter os pacientes na consulta particular, o profissional deve adotar algumas práticas importantes de relacionamento. Veja:
- Avisar aos pacientes pessoalmente sobre o descredenciamento do plano de saúde o quanto antes. Assim, evita-se que eles saibam da notícia pela operadora, o que seria muito impessoal e causaria má impressão;
- Escolher a melhor forma de comunicar os pacientes. Há quem tenha bom relacionamento com tecnologia. Mas outros preferem ser comunicados por telefone;
- Ressaltar a qualidade de uma consulta particular, em especial o maior tempo dedicado ao paciente;
- Oferecer descontos no valor da consulta para os pacientes fidelizados.
Adotando essas práticas, a migração do plano de saúde para a consulta particular se fará de forma tranquila. Os profissionais passarão a usufruir de uma condição de atendimento que realmente os valorize.
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