Quem busca por proteção em diversas situações do cotidiano precisa conhecer as opções de seguro de vida. Esse seguro tem como finalidade conferir estabilidade financeira e tranquilidade ao segurado e/ou aos seus beneficiários. Por isso, ele pode ser contratado em diversas modalidades.
Confira a seguir as principais opções de seguro de vida.
5 opções de seguro de vida
Individual ou coletivo? Tradicional ou resgatável? Existem muitas opções de seguro de vida para você. Conheça a que mais se adequa às suas necessidades.
Seguro de vida individual
O seguro de vida individual é destinado à pessoa física. Negociado diretamente com a seguradora, por intermédio de um corretor de confiança, ele considera as circunstâncias pessoais de cada indivíduo.
O objetivo desse seguro é proteger o segurado e seus beneficiários. A cobertura básica envolve morte por causa natural ou acidental, mas há possibilidade de incluir coberturas adicionais. Assistência funeral e DIT (Diária por Incapacidade Temporária) são algumas delas.
Seguro de vida coletivo
O seguro de vida coletivo é uma das opções de seguro de vida para empresas. Também chamado de seguro de vida em grupo, ele protege os funcionários, seus familiares e os empresários.
É um seguro contratado por pessoa jurídica (associação ou empresa) que demonstra comprometimento com os colaboradores. Ele varia conforme o número de funcionários da empresa e há limites de cobertura. Além disso, considera o risco global do grupo, não somente o de uma única pessoa.
Antes de contratar o seguro de vida coletivo, é preciso atentar às regras. Alguns limitam a idade dos funcionários, que devem ter entre 14 e 65 anos.
Seguro de vida tradicional
Chamamos de seguros tradicionais aqueles que envolvem o pagamento de uma indenização em caso de sinistro coberto. Ou seja, a função do segurado é pagar o prêmio em dia. Já a seguradora pagará a indenização fixada no contrato se os sinistros cobertos na apólice vierem a ocorrer.
No caso do seguro de vida tradicional, esse pagamento ocorre normalmente em caso de morte natural ou acidental. Também se dá em casos de acidentes que deixam o segurado parcial ou totalmente inválido. Essas são apenas algumas entre outras situações contratadas.
Seguro de vida resgatável
O seguro de vida resgatável é uma das opções de seguro de vida menos conhecidas. Ele também protege contra os sinistros previstos na apólice, assim como no seguro tradicional.
Porém, sua principal diferença é que, se o sinistro não ocorrer ou o segurado não precisar mais do seguro, é possível resgatar parte do valor. Ou seja, é uma opção que combina seguro e investimento.
Esse tipo de seguro costuma ter uma carência de 2 anos. Quanto maior o tempo de contribuição, maior o percentual do montante disponível para saque.
No seguro de vida tradicional, caso opte por rescindir o seguro, o segurado não terá acesso aos valores já pagos, pois ele estava com cobertura em todo o período que o seguro estava vigente.
Seguro de vida temporário
As opções de seguro de vida também podem variar quanto ao período de validade. É o caso do seguro de vida temporário, que é válido durante um tempo determinado. É ideal para assegurar projetos de curto ou médio prazo. Por exemplo, pode ser contratado até que os filhos se formem na faculdade e neste decorrer aconteça um imprevisto com o provedor da renda na família.
O seguro de vida temporário pode ser decrescente – caso em que o valor da indenização paga pela seguradora diminui ao longo do tempo até o fim do período contratado. A redução gradual suaviza a transição entre o recebimento dos valores cheios e o não recebimento total.
As opções de seguro de vida podem coexistir. Isso significa que um seguro de vida individual pode ser também tradicional e temporário. A escolha por um ou outro depende exclusivamente do interesse e das necessidades de cada um.
Para avaliar melhor as opções de seguro de vida, converse com um corretor de confiança. Faça uma simulação com nossos corretores!