Você está pensando em contratar seguro de vida, mas não sabe se essa é a escolha certa para seu caso? Há muitas dúvidas em torno do custo-benefício desse seguro, mas mostramos a seguir que vale muito a pena.
Confira!
4 motivos para contratar seguro de vida
O seguro de vida é um produto que garante estabilidade financeira ao segurado e/ou aos beneficiários. Ele pode ser acionado em caso de determinados sinistros, como morte, doença e acidente.
Além disso, pode ser individual ou em grupo, tradicional ou resgatável, entre outros tipos. Mas o motivo por trás é sempre o mesmo: proteger a vida e a familia.
Confira a seguir 4 razões para contratar seguro de vida.
Tranquilidade e estabilidade financeira para o segurado e para sua família
O principal motivo para contratar seguro de vida é ter tranquilidade para lidar com os momentos difíceis. Ele oferece, como cobertura básica, morte ou invalidez decorrente de acidentes. Em ambas as situações, os beneficiários (normalmente os familiares do segurado) estão emocionalmente vulneráveis com a situação.
Diante desse contexto, a indenização do seguro dá mais segurança a todos para encontrarem conforto. Afinal, não precisam se preocupar com o aspecto financeiro – podem focar os trâmites necessários para cada caso.
Essa proteção também traz tranquilidade para o momento presente da família. Quando o segurado contrata determinadas coberturas, já evita a preocupação com o futuro. Afinal, sabe que a indenização pode minimizar as dificuldades dos beneficiários. Nesse aspecto, contratar seguro de vida é também importante para a saúde mental.
Com a possibilidade de personalizar as coberturas, é possível ter ainda mais segurança e estabilidade financeira.
Possibilidade de resgate do valor aplicado
A tranquilidade e a estabilidade financeira já seriam motivos suficientes para contratar seguro de vida. Mas algo que poucas pessoas sabem é que existem seguros resgatáveis. Isso significa que é possível resgatar parte do valor. Nesse caso, o seguro é um misto de proteção familiar e investimento.
É uma opção com configurações semelhantes às de um seguro tradicional. No entanto, garante a constituição de uma reserva com parte dos valores aplicados. É essa reserva que poderá ser resgatada caso ocorra o cancelamento do seguro, desde que cumpra o prazo de 2 anos. O montante será corrigido pela inflação e por uma taxa de juros atuarial.
Caso você opte por contratar seguro de vida resgatável, deve ficar atento às condições de cada seguradora. Em geral, há um prazo de carência determinado, bem como os percentuais permitidos pela regra do produto.
Isenção de Imposto de Renda e ITCMD
Outro ótimo motivo para contratar seguro de vida é a isenção do imposto de renda e de outros tributos. Quando os beneficiários recebem a indenização, não incide o imposto, o que evita um alto desconto.
Isso não quer dizer, porém, que o valor não deva ser declarado. Ele constará na declaração de imposto de renda, mas não haverá desconto.
O mesmo acontece quando o segurado falece. O seguro não entra na partilha e, portanto, não há incidência de ITCMD. Em outras palavras, seguro não entra em inventário.
Bom custo-benefício
Por fim, após conhecer todos esses motivos para contratar seguro de vida, é possível concluir que ele apresenta ótimo custo-benefício.
O custo do seguro varia conforme:
- as coberturas escolhidas;
- o valor do capital segurado;
- as seguradoras.
Pode ser que a contratação de coberturas além de morte e invalidez decorrente de acidente deixe o seguro mais caro. Mas, em uma cotação básica, é possível encontrar seguros a preços acessíveis a qualquer bolso, conforme a faixa etária.
E o custo-benefício não é somente financeiro. Como pontuamos, ele traz segurança aos beneficiários e não entra no inventário em caso de morte do segurado. Isso significa pouca burocracia para receber a indenização.
Ter tranquilidade e estabilidade financeira em momentos difíceis é apenas um dos motivos para contratar seguro de vida. Ao ter uma apólice adequada às suas necessidades, você percebe que é uma solução de ótimo custo-benefício.
Que tal realizar uma simulação com um corretor de confiança? Converse conosco!