O seguro automóvel é um dos contratos mais realizados no Brasil. Afinal, são mais de 43 milhões de automóveis no país. E, como se sabe, o seguro é fundamental para que o condutor tenha tranquilidade na hora de utilizar o carro. Sabendo disso, fizemos um post completo sobre o tema. Com este guia do seguro automóvel, você não terá mais dúvidas sobre esse contrato. Confira!
Seguro facultativo x DPVAT
O primeiro ponto sobre o seguro automóvel é sua obrigatoriedade. No Brasil, existem dois tipos distintos. O DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) é um seguro obrigatório. Ou seja, se você possui um carro, o poder público o obriga a contratá-lo.
O que chamamos de seguro automóvel é um seguro facultativo. Em outras palavras, sua contratação é opcional. Vale destacar ainda o seguro popular de automóveis. Ele se destina a donos de veículos mais antigos e é facultativo. Esse “seguro auto popular” cobre reparos de peças usadas ou de peças novas não originais.
Coberturas
O seguro automóvel garante indenização para alguns eventos específicos, que estão relacionados às coberturas previstas na apólice. Cada tipo de seguro tem uma abrangência de cobertura diferente. Veja:
- Seguro compreensivo: cobertura mais completa. Indicada para veículos utilizados diariamente, particulares e como aqueles de aplicativos;
- Seguro para terceiros: cobertura voltada para danos causados a terceiros envolvidos no sinistro com o segurado. Pode ser complementar a outros tipos de seguro;
- Seguro para passageiros: protege os passageiros do veículo de danos pessoais, morais ou físicos;
- Seguro de furto e roubo: protege o veículo em caso de subtração.
A partir de uma análise da necessidade, o contratante escolhe as coberturas. Cada seguradora pode oferecer um benefício a mais. Em geral, a cobertura para acessórios, carrocerias, equipamentos, vidros e lanternas, blindagem, kit-gás, e assistência 24 horas são coberturas adicionais (específicas). No entanto, pode ser que existam seguradoras que ofereçam algum deles como atrativo.
Vale destacar ainda que o seguro automóvel tem cobertura nacional. Entretanto, o interessado deve analisar a apólice para confirmar. Para aqueles que trabalham viajando com o carro, isso é especialmente necessário.
Tipos de indenização
As indenizações variam conforme a cobertura. O seguro automóvel garante indenização para passageiros, terceiros e proprietário do veículo, conforme seu tipo. E a contratação depende exclusivamente do interessado.
Quando se fala em seguro automóvel, é preciso entender um ponto sobre a indenização: valor de mercado referenciado O valor de mercado referenciado se baseia na tabela FIPE. No entanto, pode ter um fator de ajuste para equilibrar o valor tabelado com o do veículo. Isso ocorre quando ele possui itens opcionais e outras particularidades.
Veja as indenizações em alguns casos:
- Perda parcial: o seguro automóvel considera como perda parcial as avarias que podem ser consertadas por um valor abaixo de 75% do valor do carro. O segurado paga a franquia diretamente à oficina. A seguradora se responsabilizará pelo reparo do veículo.
- Perda total (indenização integral): o seguro automóvel considera como perda total a ocasião em que os danos do veículo são tão grandes que não é viável economicamente repará-lo (custos de reparação superiores a 75% do limite máximo de indenização). A seguradora paga ao segurado o valor equivalente ao veículo (referenciado ou determinado).
- Roubo e furto: é pago o valor de mercado do automóvel se ele não for recuperado antes do pagamento da indenização pela seguradora. O valor de mercado é calculado conforme a modalidade contratada (valor de mercado referenciado ou valor determinado).
- Danos a terceiros: reembolso pelas despesas que o segurado for obrigado a pagar. Reparo de danos materiais, despesas médico-hospitalares, indenização a pessoas feridas ou a seus beneficiários.
- Acidentes pessoais de passageiros: passageiros do veículo segurado recebem indenização. A seguradora arcará com algumas despesas ou indenizará o segurado ou seus beneficiários. As coberturas são morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares.
Franquia
A franquia é o valor pago pelo segurado ao acionar o seguro. Há casos em que ela não é cobrada. Como roubo ou furto, perda total, assistência 24 horas e seguro de terceiros.
O valor da franquia é determinado na apólice e existem três tipos de franquia:
- Normal: valor comum estipulado pela seguradora;
- Ampliada: franquia de valor maior (preço da apólice menor);
- Reduzida: franquia de valor menor (preço da apólice maior).
Cada tipo tem suas vantagens. Por isso, a avaliação pelo segurado é fundamental. Na franquia reduzida, por exemplo, o seguro tem custo maior, apesar de o usuário pagar menos pelo conserto do veículo.
Preço do seguro automóvel
O preço do seguro automóvel é uma questão importante. O segurado deve saber o que influencia nesse valor, que pode variar muito. Confira os detalhes que interferem no preço:
- Dados estatísticos gerais: regiões onde ocorrem mais roubos, porcentagem de batidas por homens e mulheres, modelos com reparos mais caros, etc.;
- Informações específicas de cada cliente: histórico de sinistros e outros eventos, histórico de crédito, perfil do condutor (gênero, estado civil e tempo de habilitação), etc.;
- Dados sobre o uso do veículo: quem dirigirá o carro, onde o carro é deixado (garagem, rua etc.), nível de uso do carro, marca e modelo do veículo;
- Coberturas (básicas e adicionais);
- Valor de mercado do carro;
- Seguradora;
- Franquia.
Nessa hora, o primeiro passo é encontrar uma seguradora confiável. Dentre as opções, veja o que cada uma oferece nas diversas coberturas. Há benefícios adicionais? Ótimo. Avalie o que eles valem de acordo com o preço proposto.
O valor do prêmio (preço que você paga pelo seguro) será fixado a partir das informações que você prestar sobre o automóvel e sobre si mesmo. Ele é resultado do custo do risco, que é a estimativa de gasto médio com os sinistros da apólice. Nesse valor, também se incluem a comissão do corretor, os gastos administrativos da seguradora, impostos e lucro.
O seguro automóvel deve ser contratado com critério. De acordo com as necessidades, o interessado pode pedir auxílio para não errar. Afinal, proteger seu veículo de forma adequada é o objetivo. Quer ajuda para escolher uma boa seguradora para seu seguro automóvel? Entre em contato conosco!