Otimizar os processos da clínica médica é um grande passo para o crescimento. Existem estratégias para as diversas equipes do negócio que auxiliam no desenvolvimento. A ideia central delas é melhorar a produtividade e a prestação dos serviços, além de modernizar a clínica. Separamos 4 principais estratégias para você adotar. Confira!
1. Analise os processos atuais para otimizar os processos da clínica médica
A análise dos processos internos atuais é o primeiro passo para otimizá-los. Afinal, é preciso conhecê-los bem para descobrir a necessidade de cada um. Por isso, estabeleça uma periodicidade para analisar cada uma deles. Os principais aspectos da clínica que devem ser considerados na análise são:
- Primeiro contato do paciente com a clínica e agendamento de consultas;
- Gestão financeira e administrativa;
- Recepção e triagem dos pacientes;
- Relacionamento com o cliente;
- Trabalho da equipe médica;
- Recursos humanos;
- Marketing.
Após a verificação de todos os aspectos, o gestor conseguirá traçar um plano de ação para otimizar os processos da clínica médica. Eliminar pontos negativos, como o atraso das consultas, é o que deve nortear as estratégias.
2. Utilize soluções tecnológicas
Em um mundo digital como o atual, é fácil pensar que o uso de soluções tecnológicas é uma boa estratégia para otimizar os processos da clínica médica. Afinal, as ferramentas informatizadas auxiliam em toda a rotina da equipe e do gestor. Quer gerenciar a agenda? Existe um aplicativo para isso. Quer melhorar a gestão financeira? Também há um programa para este fim. Existe, inclusive, prontuários eletrônicos dos pacientes.
O mais comum é contar com um software de gestão voltado para a área da saúde. Esse programa reúne todas as funcionalidades necessárias para as tarefas diárias de administração do negócio e atendimento ao paciente. Por ser informatizada, economiza tempo e aumenta a produtividade da equipe profissional. A consequência é um crescimento do faturamento.
3. Faça uma boa gestão financeira
O controle do fluxo de caixa é fundamental para qualquer empresa. Ele nada mais é do que mapear as entradas e saídas de recursos. E esse controle é o ponto central de uma boa gestão financeira. Não sendo diferente em uma clínica médica. A boa saúde financeira influencia positivamente em todos os outros processos.
Diante disso, é fundamental que o gestor dê especial atenção ao setor financeiro. Ele deve compreender todos os processos relacionados a esse segmento para ter controle sobre entradas e saídas de capital na clínica. Como estão os recebimentos da clínica? Qual o valor total que provém de planos de saúde ou de consultas particulares? Qual o valor da despesa fixa da clínica (aluguel do imóvel, tributos, água, luz, telefone, internet, remuneração, compra de insumos e medicamentos etc.)?
É preciso ter todas essas respostas de forma clara no orçamento. Assim, o gestor conseguirá cortar gastos desnecessários. Do mesmo modo, destinar parte do lucro para investimentos futuros que podem otimizar os processos da clínica médica.
Ao investir na organização financeira, otimizando esse processo em si, o gestor caminha para aumentar os lucros e também a qualidade do serviço oferecido. Daí a importância da tecnologia para auxiliar nesse controle.
É preciso destacar que, por se tratar de uma clínica médica, o gestor deve ter em mente os gastos com eventuais indenizações que decorrem de processos judiciais. Infelizmente, a judicialização da saúde é uma realidade. Uma boa forma de se prevenir é ter um seguro para a clínica e para os profissionais. Assim, poderá evitar “surpresas” financeiras que atrapalhem o planejamento.
4. Peça feedback da equipe profissional
Uma boa gestão de negócios é baseada em diálogo. É também por meio da comunicação aberta que se torna mais fácil otimizar os processos da clínica médica. Por isso, é sempre importante que o gestor peça feedback da equipe profissional para que saiba quais são os pontos de melhoria que podem tornar a prestação dos serviços mais qualificada. Afinal, são os profissionais que convivem diariamente com os processos da clínica. Certamente, eles sabem o que funciona melhor ou não.
Se você deseja otimizar os processos da clínica médica, deve analisá-los em primeiro lugar. Isso envolve ter feedback da equipe. Após essa avaliação e com o auxílio das soluções tecnológicas, é possível melhorar a prestação dos serviços. Com uma boa gestão financeira, isso se torna ainda mais fácil.
A propósito, você sabe como precificar procedimentos médicos? Aprenda no blog!