Um dos problemas rotineiros nos consultórios e clínicas são os atrasos ou faltas às consultas. Por variados motivos e imprevistos, os pacientes podem atrapalhar a agenda dos profissionais e de outros clientes. Para que médicos e dentistas consigam superar essas dificuldades, preparamos algumas boas dicas para combater a falta ou o atraso.
Dê o exemplo nas consultas
“O médico atrasou” é uma frase corriqueira entre os pacientes. Ao menos uma vez na vida todos nós aguardamos alguns minutos ou horas a mais para sermos atendidos. Essa situação é tão comum que os profissionais de saúde adotam medidas para evitar aborrecimentos. Ligar para o paciente, oferecer um lanche e wi-fi são práticas de muitos consultórios.
Entretanto, apesar das “facilidades”, ser um bom exemplo de pontualidade surte um efeito muito maior nos pacientes. Se você não se atrasa para as consultas, eles sabem que terão que chegar no horário marcado. Isso evita que os pacientes tenham pensamentos o tipo “vou um pouco mais tarde para a consulta, porque o médico sempre atrasa mesmo e eu acabo tendo que esperar”.
Utilize a tecnologia a seu favor
A revolução tecnológica veio para facilitar nossa vida. E por que não usar as ferramentas que ela trouxe para evitar os atrasos e faltas nas consultas? Whatsapp, e-mail e SMS podem ser utilizados pelo(a) secretário(a) para se comunicar com os pacientes.
A ligação para confirmar consultas sempre foi um método eficiente utilizado nos consultórios. Mas, por meio dessas três ferramentas, essa comunicação se torna mais dinâmica. É possível poupar tempo, já que não é preciso aguardar na linha. Repassar informações do horário e tirar dúvidas sobre as consultas é mais fácil. Guardar as trocas de mensagens para evitar mal entendidos é fundamental.
Se você adotar essas ferramentas, pode inclusive deixar um modelo de texto pronto. Elas também são ótimas para fidelizar os pacientes. Já experimentou enviar mensagens nas datas comemorativas, aniversários e outros?
Mas lembre-se de pedir a permissão dos pacientes antes de adotar esses meios de comunicação, para que eles sejam eficientes.
Adote maneiras criativas para se comunicar com seus pacientes
Imagine que você decidiu adotar essas ferramentas tecnológicas para se comunicar com seus pacientes e evitar problemas nas consultas. Algo muito indicado é manter uma padronização nas respostas quando a conversa se desenvolver. Mas, às vezes, uma abordagem mais próxima ao cliente de maneira criativa pode surtir um bom efeito.
Cada profissional possui um estilo de escrita. Ela pode ter uma linguagem despojada ou formal, conforme o destinatário. Mas existem formas criativas para qualquer linguagem. Quer um exemplo?
Imagine que um paciente que costuma atrasar está com consulta marcada para quinta-feira. Como ele atrasa normalmente, você pode se comunicar com ele fornecendo mais do que uma informação sobre o dia e o horário. Envie um e-mail com os dados da consulta e outras informações. Por exemplo, mande pequenos lembretes sugestivos abaixo, como:
“Prezado paciente, nosso consultório adota boas práticas de relacionamento com o paciente. Atendemos a todos no horário marcado. Para não prejudicar os demais, tente chegar no horário. Em caso de imprevisto, ligue-nos”.
Se ele fizer o tipo brincalhão, você pode adotar um tom mais informal, utilizado nas redes sociais. Algo como “Meu caro paciente, não atrase, senão serei obrigado a assistir um episódio de Friends no consultório”.
Independentemente do atraso, dê o seu melhor
O atendimento humanizado deve ser uma premissa básica dos profissionais de saúde. Apesar dos atrasos e faltas nas consultas, é preciso confortar o paciente. Dê o seu melhor. Não se pode esquecer que ninguém procura um médico ou dentista por estar bem. A necessidade é o que o leva à sua porta.
Portanto, a última dica para lidar com essas dores de cabeça é ser tolerante e realizar um atendimento impecável. É também uma forma de conquista e fidelização do paciente. Certamente ele se lembrará da forma como é tratado na próxima consulta. E possivelmente procurará não se atrasar novamente.
Os atrasos e faltas nas consultas são comuns, mas podem ser amenizados com práticas simples. Se você adota alguma outra que não abordamos no texto, compartilhe sua experiência conosco nos comentários!