Por vezes e de forma involuntária, médicos de diferentes setores se veem em situações complicadas. Danos causados aos pacientes podem gerar processos e diversos problemas com a justiça. Diante desse cenário, por que contratar seguro RCP para médicos e como ele pode ajudar nesse sentido?
Neste texto, falaremos justamente sobre isso, abordando os motivos pelos quais você deveria pensar em adquirir esse seguro. Além disso, explicaremos as condições de cobertura do RCP. Continue a leitura e entenda.
O que é um seguro RCP para médicos?
Muitas pessoas se perguntam por que contratar seguro RCP para médicos, e a resposta é bem simples. O seguro de Responsabilidade Civil Profissional, ou simplesmente RCP, é uma categoria de seguro voltada – entre outras profissões – para a área médica. Seu intuito é proteger o profissional contra eventuais problemas envolvendo pacientes.
Imagine que aconteça alguma eventualidade durante uma cirurgia, por exemplo. Ou que o paciente não tenha gostado do resultado de um procedimento. Nesses casos, o seguro garante o pagamento de indenizações e assessoria jurídica. Em suma, é o principal meio pelo qual o profissional resguarda seu patrimônio de eventuais condenações em seu nome.
Além disso, é comum que, na maior parte das situações, o seguro cubra todos os gastos necessários para sua defesa – como honorários de advogados, depósitos recursais, fianças, contratação de perito, sucumbências e demais despesas.
Por que contratar seguro RCP para médicos?
Para que fique mais fácil entender por que contratar seguro RCP para médicos, separamos três pontos importantes que você precisa levar em consideração:
Patrimônio protegido
Pacientes recorrendo à justiça devido a erros médicos é algo que passamos a ver com maior frequência nos últimos anos. Nesse sentido, indenizações altíssimas são pagas a pessoas que buscam soluções junto ao Judiciário. Clínicas e consultórios, porém, acabam fechando as portas por não estarem preparados para esse tipo de imprevisto.
Dessa forma, o seguro de Responsabilidade Civil Profissional protege você e o seu consultório contra eventualidades. Ele arca com todos os custos de defesa, perícias e indenizações.
Maior responsabilidade
Atualmente, é muito mais fácil para os pacientes buscar informações. Além disso, vivemos um período de evolução dos métodos de diagnóstico e tratamento. Nesse contexto, com a responsabilidade objetiva prevista no CDC, as chances de sua clínica ser responsabilizada por eventuais irregularidades são muito maiores.
Dessa forma, é fundamental que você se proteja de riscos e acontecimentos alheios à sua vontade no exercício da sua profissão . Infelizmente, ainda hoje, muitos médicos e outros profissionais da área da saúde desconhecem suas responsabilidades perante a lei.
Banalização das ações
Conforme pontuado anteriormente, a quantidade de ações movimentadas contra profissionais da área da saúde aumentou significativamente nos últimos anos. Outro motivo por trás disso está diretamente ligado à mudança no Código de Defesa do Consumidor. Este ampliou os direitos dos cidadãos e atribuiu mais responsabilidades às empresas, favorecendo assim os solicitantes.
Os três motivos citados acima evidenciam por que contratar seguro RCP para médicos é um passo essencial. Com ele, você consegue exercer sua profissão com maior segurança e tranquilidade.
No próximo tópico, veja as condições de cobertura do seguro e entenda melhor como ele funciona.
Quais são as condições de cobertura?
Agora que você entendeu por que contratar seguro RCP para médicos, falaremos sobre os danos cobertos após a aquisição.
Em suma, o RCP cobre danos resultantes de lesões corporais, morais e materiais causados a terceiros – desde que sejam involuntários e acidentais e se mantenham no limite máximo da importância segurada. Desse modo, ele garante o reembolso dos custos de processos judiciais resultantes de erro ou irregularidade no exercício da profissão.
Por fim, é estimado que os valores de coberturas variam entre R$ 100 mil e R$ 500 mil. Elas podem ser contratadas tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas.
E então, gostou da leitura? Quer obter mais informações sobre o seguro RCP? Fale com um dos nossos consultores agora mesmo clicando aqui.