Qualquer profissional pensa em maneiras de proteger carreira, imagem e patrimônio, especialmente os liberais e autônomos. Afinal, eles estão mais sujeitos a processos judiciais. Confira a seguir a melhor forma de proteção contra os processos judiciais no exercício da profissão!
Como proteger carreira e imagem contra processos judiciais?
A reputação de um profissional é determinante para o seu sucesso. Na área da saúde, por exemplo, médicos e dentistas buscam uma relação de confiança com seus pacientes. A partir desse bom relacionamento, conseguem indicações e ampliam sua base de clientes.
No entanto, basta um deslize para que a imagem deles seja prejudicada. Se a relação não é baseada em confiança, esse problema pode dar origem a um processo judicial. Não à toa, vimos nos últimos anos um crescimento no número de processos por erro médico.
O mesmo ocorre com os profissionais da construção civil e os do direito. A relação com os clientes é baseada em reputação e confiança. Se algo sai do planejado – como perder o prazo de uma ação ou errar na execução do projeto – esse relacionamento é abalado.
Todas essas profissões que citamos exigem um alto nível de precisão. Os erros podem causar muitos prejuízos à imagem e à carreira. Diante desse cenário, como proteger carreira e imagem contra essas situações? Com um seguro de responsabilidade civil.
Uma das coberturas desse seguro inclui a assessoria de reabilitação de imagem e a assessoria de imprensa. Elas são destinadas a minimizar os danos à reputação possivelmente causados em virtude da ação profissional adotada. Assim, o seguro consegue proteger carreira e imagem profissionais com uma resposta adequada à situação.
Como proteger seu patrimônio contra processos judiciais?
Uma atuação profissional que gera danos a terceiros pode gerar responsabilização administrativa, civil e criminal. Isso porque, de acordo com as leis brasileiras, quem causa prejuízos a outrem deve reparar os danos infligidos.
Nos processos judiciais, o magistrado avaliará eventual culpa ou dolo do profissional naquela situação. Na decisão, pode condená-lo a pagar uma indenização por danos materiais, morais ou corporais.
Já falamos que o seguro RCP consegue proteger carreira e imagem. Mas será que é também uma proteção do patrimônio contra processos judiciais? Sim! A seguradora, para realizar a defesa do segurado, será responsável pelo pagamento de:
- honorários advocatícios, o que proporciona amparo jurídico ao profissional, mesmo se não houver culpa por parte do segurado;
- indenização por danos corporais e/ou materiais, o que cobre os prejuízos financeiros gerados por processos judiciais;
- custas judiciais no decorrer do processo, o que reduz os danos ao patrimônio.
Em outras palavras, o seguro RCP protege o patrimônio por assumir a defesa jurídica e a indenização, até o limite da apólice contratada.
O que é um seguro RCP?
O seguro RCP é uma forma de proteção aos profissionais que, em sua atuação, causam danos a terceiros de forma involuntária. Isso porque garante a assistência jurídica e o reembolso a eventuais indenizações fixadas em processo judicial.
Conheça a seguir as coberturas mais comuns que podem constar em um seguro de responsabilidade civil profissional:
- Cobertura em caso de condenação de pagamento de indenização (danos morais, materiais ou corporais).
- Cobertura de custos decorrentes de processo judicial – como honorários advocatícios e periciais, fianças, custas judiciais, depósitos recursais, sucumbência e outras despesas do advogado.
- Coberturas adicionais: danos à reputação (assessoria de reabilitação de imagem e assessoria de imprensa), pagamento de acordo judicial ou extrajudicial e ressarcimento a terceiro prejudicado.
Para contratá-lo, o segurado escolhe o valor da cobertura, e a seguradora avalia diversos critérios de acordo com sua profissão.
O seguro de responsabilidade civil profissional é capaz de proteger carreira, imagem e patrimônio contra os processos judiciais. Além de trazer segurança no exercício da profissão, proporciona tranquilidade ao profissional para desenvolver sua carreira. Quer contratar um seguro RCP? Converse com um de nossos corretores!