Você já ouviu falar sobre o seguro RCP para médicos? O seguro de responsabilidade civil profissional é de extrema importância no exercício da medicina. Muitos profissionais já sabem disso, motivo pelo qual se perguntam quanto custa esse seguro.
Confira os fatores que influenciam na formação do preço do seguro RCP para médicos, mas antes veja a definição desse seguro.
O que é um seguro RCP para médicos?
O seguro RCP para médicos é uma forma de proteção da imagem, da carreira e do patrimônio do profissional.
No exercício da profissão, o médico pode cometer erros involuntários que causam danos a terceiros. Diante dessas situações, ele pode ser processado, ter sua reputação comprometida e sofrer outras consequências. O seguro vem, então, para amenizar o impacto negativo que esse erro pode trazer.
Quanto custa um seguro RCP para médicos?
Você já entendeu a importância do seguro RCP para médicos. Agora, deve estar se perguntando qual é o valor desse seguro, certo?
O custo de um seguro de responsabilidade civil profissional varia conforme a seguradora e os critérios por ela definidos. Baseada em suas políticas internas e interesses, a companhia pode apontar alguns aspectos de formação de preço, tais como:
- importância segurada;
- atividade profissional e histórico profissional do segurado;
- risco que representa para a seguradora fazer o seguro daquela atividade profissional.
A seguir, apontamos três fatores muito importantes considerados na hora de precificar o seguro RCP para médicos.
Riscos da profissão
Quais são os riscos da profissão? Contadores e advogados estão dentro do escritório e obedecem a prazos específicos; já os médicos lidam diretamente com a vida humana. Esse é um grande risco, certo?
Uma intervenção incorreta pode gerar lesão permanente ou a morte de uma pessoa. O erro de diagnóstico pode agravar um quadro de saúde. Basicamente, os médicos correm muitos riscos no exercício da profissão que são considerados pelas seguradoras. Quanto mais riscos, maior o preço.
Custo médio das indenizações
Outro fator de formação de preço do seguro RCP para médicos é o custo médio das indenizações de responsabilidade civil profissional. Em uma ação judicial, qual é o valor fixado pelo magistrado? O erro médico pode envolver diversos danos.
Por isso, o cálculo da indenização nesse caso corresponde à soma dos valores por cada dano suportado. Houve prejuízo patrimonial (danos emergentes e lucros cessantes)? É preciso calcular:
- o valor gasto para o procedimento médico;
- os valores que a vítima deixou de ganhar no período de lesão ou incapacitação.
O dano moral é, inclusive, objeto de tabela da SUSEP. As reiteradas decisões judiciais sobre os casos também são consideradas na hora de calcular a indenização. Você verá morte decorrente de erro médico com indenizações de R$ 50 mil. No entanto, a morte de uma criança pode atingir valores bem maiores. Tudo depende da situação.
Número de ações judiciais envolvendo a profissão
A judicialização da saúde já é bastante conhecida aqui no Brasil.
- Em 2019, tivemos quase 500 mil demandas judicializadas – conforme dados do relatório “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça, em 2020.
- O número de ações por erro médio triplicou no país nos últimos anos, conforme dados do Superior Tribunal de Justiça.
Após considerar todos esses fatores, a seguradora saberá qual valor cobrar em um seguro RCP para médicos. Seja qual for o preço, o profissional deve sempre avaliar o custo-benefício. Afinal, por mais qualificado que seja, ele ainda está sujeito aos erros na profissão. E isso pode comprometer sua imagem, seu patrimônio e sua reputação.
O seguro RCP para médicos possui um valor variável. Para definir o preço, a seguradora avalia alguns fatores, como os riscos da profissão e o custo médio das indenizações. Se o profissional analisar bem, saberá que é um recurso de fundamental importância e que vale a pena.
Está em busca de um seguro RCP para médicos? Faça uma cotação com um de nossos corretores!