Você realiza harmonização facial e já pensou em contratar um RCP para dentistas? Certamente já ficou claro que essa é uma forma de assegurar suas atividades profissionais. Para deixar ainda mais evidente, apresentamos a importância desse seguro. Acompanhe!
Como funciona o seguro RCP para dentistas?
O seguro de responsabilidade civil profissional para dentistas cobre eventuais danos a terceiros causados pelo exercício da profissão. A cobertura abrange:
- Custos de defesa: honorários advocatícios e sucumbenciais, custas judiciais e outros gastos decorrentes da atividade judicial. Aplicável para qualquer esfera em que corre o processo (administrativa, civil e criminal).
- Indenizações: valor pago ao prejudicado em caso de reparação por danos materiais, morais ou corpóreos.
Há também coberturas adicionais, como danos à reputação (assessoria de imprensa e assessoria de reabilitação de imagem). essa é a cobertura de RCP
Caso ocorra algum incidente que prejudique o paciente, o dentista deve acionar a seguradora. Em seguida, é só deixar por conta da companhia que tiver assessoria jurídica a resolução do problema. Ela será responsável por arcar com os custos de defesa e honorários, até o limite contratado.
Qual é a importância do RCP para dentistas?
A realidade de muitos profissionais de saúde é delicada, porque há uma banalização dos processos judiciais contra eles. Mesmo que sejam especialistas, o conhecimento nem sempre basta. Os procedimentos executados pelos dentistas apresentam riscos ao paciente. Se algo sair do planejado, podem ocorrer danos.
Diante da falha (e até mesmo na ausência dela), o paciente pode processar o dentista. E se determinado procedimento não corresponder às expectativas? E se acontecerem complicações devido à recusa em seguir as recomendações? Essas são situações que fogem do controle do profissional, claro. Mas a insatisfação pode dar origem a um processo judicial.
Nesse contexto, é interessante fazer uma cotação de seguro RCP online e se proteger desses riscos.
Diminuir o impacto em possível demanda judicial
Os diversos riscos inerentes à atuação do profissional podem dar origem a uma ação judicial movida pelo paciente. A mera provocação do Poder Judiciário é prejudicial à sua imagem e reputação, por exemplo. Há, também, o risco patrimonial em caso de indenização ao paciente.
Diante desse cenário, o RCP para dentistas aparece para diminuir o impacto ao patrimônio e à imagem do profissional. A cobertura envolve indenizações e custos de defesa até o limite da apólice contratada. Com isso, ao se tornar responsável pelos custos, a seguradora ameniza o estresse provocado ao dentista.
Dar tranquilidade no exercício da profissão
Exercer uma profissão com medo de errar é um pesadelo. Quando se trata de lidar com a saúde de outra pessoa, a pressão é ainda maior. De fato, a vida de um indivíduo não tem preço, e os profissionais de saúde sabem disso. No entanto, é preciso encontrar maneiras de ter mais tranquilidade no dia a dia do trabalho.
O RCP para dentistas consegue oferecer essa tranquilidade para que o profissional construa sua carreira. Mesmo estando sujeito a cometer erros durante suas atividades, confere proteção à carreira e ao patrimônio do dentista.
Se o paciente sofrer danos e acionar o profissional na justiça, este será resguardado com o auxílio da seguradora. Isso porque não precisará arcar com diversos custos judiciais. Esse é o tipo de imprevisto que atrapalha o planejamento financeiro do dentista e sua estabilidade psicológica.
Sem dúvida, com o apoio judicial e financeiro do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, você se sentirá mais tranquilo.
O seguro RCP para dentistas é de suma importância. Ele diminui o impacto financeiro e psicológico, além de dar tranquilidade no exercício da profissão. Está interessado em conhecer mais sobre as condições desse seguro? Realize uma simulação com um de nossos corretores!