A harmonização facial é um procedimento estético em alta nos últimos anos. Diversos famosos postam em suas redes sociais o “antes e depois” do procedimento. Ele pode ser realizado por médicos e dentistas. Com a alta procura, esses profissionais de saúde vêem seus lucros aumentarem. Mas esse aumento vem com tranquilidade? Nem sempre. O número de casos que discutem erro médico / odontológico na justiça é enorme. Felizmente, há formas de se resguardar, como é o caso do seguro RCP para dentistas. Confira!
O que é harmonização facial?
Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos destinado a melhorar a harmonia do rosto. Por meio dessa técnica, o profissional de saúde muda os traços da face de uma pessoa. Ao mesmo tempo, combate o envelhecimento facial, que é causado pela queda de tecidos, músculos e gordura, devido à perda da elasticidade da pele.
Em outras palavras, a harmonização facial deixar o rosto com simetria. Para tanto, diminuem-se as linhas e melhoram-se os contornos da face em pontos estratégicos. Dentes, sorriso, mandíbula e olhos se harmonizam.
O procedimento depende de uma análise das proporções faciais. Ela determina o desequilíbrio e a técnica para corrigi-lo. Dentre as técnicas, estão:
- Preenchimento com ácido hialurônico na boca ou bigode chinês;
- Procedimentos para estimular a produção de colágeno;
- Uso de toxina botulínica (botox) em rugas;
- Fios de elevação facial para lifting;
- Lipoaspiração de papada;
- Microagulhamento;
- Bichectomia.
Quais os riscos do procedimento?
Existem alguns riscos relacionados à harmonização facial. Os mais graves se relacionam à aplicação incorreta dos produtos. Caso haja uma aplicação de ácido no local errado ou em quantidade acima do recomendável, podem aparecer complicações. Deformação, inchaço, necrose, cegueira e até um AVC são algumas das consequências.
A injeção de toxina botulínica, por exemplo, pode alterar as expressões faciais ou “migrar” para locais vizinhos. O mesmo ocorre com preenchedores definitivos, que também podem causar reação do organismo. Os preenchedores temporários, se atingirem um vaso, podem causar necrose. Por isso, tais procedimentos devem ser realizados por profissionais muito preparados.
Além disso, há um grande risco de o paciente não ficar satisfeito com o procedimento. Ou seja, o resultado não sai como esperado.
Por que ter um seguro RCP para dentistas?
O seguro RCP para dentistas é um seguro de responsabilidade civil profissional. Seu objetivo é proteger a imagem e o patrimônio desse profissional da saúde. Para tanto, sua cobertura abrange custos de defesa (advogado e custas judiciais) e indenizações, em qualquer que seja a esfera na qual corre o processo (civil, administrativa ou criminal). Mas por que ter um seguro RCP para dentistas?
A harmonização facial, assim como outros procedimentos, apresentam riscos. Se você deseja ter tranquilidade para exercer sua atividade profissional, o seguro RCP para dentistas é fundamental.
Mesmo que você seja um profissional gabaritado, com baixa chance de falha, ela pode ocorrer. E, mesmo que você não erre, seu paciente pode processá-lo. Basta que o procedimento não corresponda às expectativas ou que apareçam complicações por ele não ter seguido as recomendações profissionais. A insatisfação pode prejudicá-lo diretamente com um processo judicial.
Em suma, o exercício de sua profissão requer mais do que conhecimento especializado. A interação física com pacientes em procedimento e cirurgias é um grande risco. E a banalização dos processos judiciais contra profissionais da saúde é real.
O Seguro RCP para dentistas é a melhor maneira para se proteger desses diversos riscos inerentes à atuação do profissional. Na prática, ele diminui o impacto de uma possível demanda judicial do paciente. Como em todo seguro, a cobertura pode chegar até o limite da apólice contratada.
Se você deseja ter uma atuação tranquila, deve contratar um seguro RCP para dentistas. Para tanto, faça cotação em diversas seguradoras confiáveis. Assim, você escolhe um seguro adequado às suas demandas. Em muitos casos, há dúvidas sobre essa contratação. Mas a Jomani pode ajudar nessa questão, veja como!