A adesão ao seguro para profissionais liberais vem crescendo. Esse tipo de trabalhador, por sua natureza, está sujeito a diversos riscos em sua atividade. Para não ficar à mercê da sorte, o seguro se torna uma boa opção. Mas quais seguros? Antes de listá-los, é preciso saber o que é um profissional liberal. Confira!
O que é um profissional liberal?
O profissional liberal possui formação técnica ou acadêmica em determinada área. Ele possui conhecimento e ferramentas para exercer suas atividades de forma independente. Em geral, estão filiados a um conselho ou órgão de classe. Suas atividades são regulamentadas e legalizadas. Médicos, arquitetos, advogados e psicólogos são bons exemplos. O liberal pode ter ou não algum vínculo empregatício.
Ele não se confunde, porém, com o profissional autônomo. Este trabalhador oferece produtos e serviços sem vínculos empregatícios. Em geral, possui mais conhecimento empírico do que técnico-científico para exercer as atividades. É o caso do pintor, dos eletricistas e dos encanadores. Em suma, pode ter ou não qualificação profissional, mas sempre trabalha por conta própria.
O liberal possui total responsabilidade pelo serviço ou produto que oferece. Por este motivo, é interessante procurar por um seguro para profissionais liberais. Assim, consegue se proteger dos riscos de sua profissão.
Quais os riscos envolvidos na atividade do profissional liberal?
Toda profissão que é exercida por conta própria coloca o profissional em posição arriscada.
O primeiro motivo é que ele não está amparado pela cobertura do INSS. Ainda que contribua para a Previdência, há um teto de benefícios que pode ser bem inferior ao seu padrão de vida. Se ele vier a ser acometido por doença ou acidente, pode perder sua remuneração durante os dias de inatividade. Especialmente se não tiver vínculo de emprego.
Outro ponto que preocupa é a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho. Ninguém está livre de cometer erros. Mas quando o funcionário de uma empresa os comete, o responsável é seu empregador. No caso do profissional liberal, é ele quem responde.
Imagine um dentista ou um médico que erra em um procedimento cirúrgico. Seu erro pode afetar sua reputação, além de causar responsabilização civil. Ele pode ser obrigado a reparar todos os prejuízos causados. Está sujeito, por exemplo, a uma ação de indenização por danos morais, materiais e estéticos.
Diante dos riscos, é importante contratar um seguro para profissionais liberais.
Que tipos de coberturas são úteis em seguro para profissionais liberais?
O seguro para profissionais liberais serve para manter os riscos da atividade profissional sob controle. As duas coberturas mais úteis nesse seguro são a de responsabilidade civil e a DIT. Se o profissional for o provedor da família, a cobertura de morte natural ou acidental também é importante.
Responsabilidade Civil
A cobertura de responsabilidade civil serve para diminuir o impacto frente a uma demanda judicial movida contra o profissional. Ela reembolsa valores gastos em ações administrativas ou judiciais. Os custos envolvem defesa jurídica (honorários advocatícios e custas judiciais) e indenização devida pelo segurado (até o limite da apólice contratada).
DIT – Diária por Incapacidade Temporária
Em um seguro para profissionais liberais, a cobertura chamada de DIT é fundamental. Ela também pode ser uma cláusula adicional do seguro de vida. O profissional que a contrata terá uma renda em caso de ausência no trabalho por motivo de doença ou acidente.
A cobertura abrange o número de diárias até o limite contratado. Se o profissional se ausenta por X dias (dentro do limite), o seguro cobre esse período de afastamento. Com a remuneração, ele fica tranquilo para se recuperar.
Morte natural ou acidental
A cobertura de morte natural ou acidental serve para não deixar a família do segurado desamparada. Se ele é o provedor, na sua falta, a família conseguirá se reestruturar com o valor pago pelo seguro. É possível que algumas apólices também incluam assistência para o funeral.
O seguro para profissionais liberais dá mais segurança para a atuação desses trabalhadores. Mas é preciso escolher uma seguradora confiável para que ele realmente diminua os riscos da atividade. Fique atento!