Quando pensamos em seguro de vida, logo associamos à indenização para a família no caso de morte do titular. Porém, esse produto é muito mais do que isso, e hoje falaremos especificamente do seguro empresarial.
Você é gestor de uma empresa? Então entender um pouco mais sobre o seguro empresarial é fundamental para aumentar a competitividade do seu negócio e fidelizar os seus colaboradores. Afinal, esse é um benefício excelente, que contribui para a retenção de talentos.
Apesar de ser bastante importante, muitas vezes surgem dúvidas sobre essa modalidade de seguro. Para esclarecê-las, confira todas as informações deste artigo!
O que é um seguro VIDA empresarial ou seguro de vida em grupo para empresas?
Um seguro empresarial é uma modalidade de seguro contratada por empresas, sindicatos ou associações, com foco corporativo. Ou seja, o objetivo é assegurar a proteção dos colaboradores, sócios e demais beneficiários.
Portanto, é um benefício para proteger coletivamente a vida financeira da empresa e de seus funcionários em casos de acidente, morte, invalidez permanente, entre outros. Pois quando ocorre um acidente com um colaborador, a família deste se não tem uma estrutura financeira equilibrada, com certeza pedirá apoio para a empresa.
Lembramos que a contratação do seguro empresarial não é obrigatória, mas isso não diminui sua importância no ambiente organizacional e sua importância na sociedade, pois o valor da indenização a qual a família ou o próprio segurado recebe, voltam para a sociedade. Entrando o caráter social do seguro na vida das pessoas e empresas
Afinal, trabalhar em um local que se preocupa com a vida dos colaboradores certamente traz tranquilidade e segurança.
Como funciona um seguro de vida empresarial?
Primeiramente queremos destacar que o seguro empresarial se enquadra em um acordo coletivo. Isso porque a negociação não acontece isoladamente para cada colaborador. Portanto, na contratação, os funcionários são incluídos na apólice coletiva da empresa, do sindicato ou da associação.
O Seguro de vida empresarial na maioria das vezes não se enquadra em acordo coletivo.Ou ele vem de acordo com a convenção coletiva de trabalho que o sindicato rege ou a empresa contrata por opção. E porque na maioria das vezes os seguros empresariais não são contribuintes (o funcionário não paga nada) quem arca com o valor do seguro é somente a empresa.
No caso de acidente de trabalho e invalidez de forma permanente, a indenização estará disponível. Além dos acidentes, no caso de morte natural ou por acidente de trabalho, os dependentes financeiros diretos também terão direito à indenização.
Quais são as coberturas do seguro de vida empresarial?
A indenização aos colaboradores protegidos pelo seguro de vida empresarial não é paga apenas em caso de morte, invalidez ou incapacidade. Dependendo da contratação que a empresa faz, a cobertura do seguro de vida pode ser bem mais ampla:
- Despesas odontológicas e médicas nos casos de acidente de trabalho.
- Antecipação do prêmio de vida (quando o colaborador está com uma doença crônica ou terminal, ele pode receber ainda em vida).
- Assistência funeral (segurança para a família, que não precisará pagar o funeral do beneficiário).
- Invalidez permanente total por acidente (no caso de o funcionário sofrer um acidente de trabalho que o impeça de cumprir sua profissão).
- Cobertura de diárias por internação ou incapacidade temporária.
É de suma importância salientar que a cobertura do seguro empresarial vai variar de acordo com o plano escolhido pela empresa. Por isso, é importante que exista uma negociação entre a empresa e o corretor . Assim, serão atendidas as necessidades específicas de cada negócio.
Não podemos deixar de ressaltar que o seguro empresarial é um benefício incrível para os colaboradores. Ele mostra um zelo especial da organização pelo bem-estar dos funcionários.
Quais são as vantagens de contratar um seguro de vida empresarial para os colaboradores?
Apesar de ser um diferencial quando falamos de benefícios para o funcionário, contratar um seguro de vida empresarial traz muitas outras vantagens. Confira abaixo três delas.
1. Segurança financeira
É muito importante para o funcionário trabalhar em uma empresa que garante respaldo financeiro se algo ocorrer. Ninguém gosta de pensar nesse cenário, mas infelizmente os acidentes acontecem. A segurança financeira oferecida pela empresa mostra credibilidade e certamente aumenta a motivação dos colaboradores.
2. Baixo custo
O seguro empresarial se trata de um plano coletivo, e a empresa é a intermediadora. Assim, o processo de contratação tem um custo bem mais baixo do que adquirir um seguro para cada pessoa.
3. Redução de rotatividade de funcionários
Já falamos aqui da segurança financeira, que é um grande diferencial. Para um funcionário, saber que a empresa zela pelos colaboradores o deixa mais à vontade e feliz por trabalhar no local. Hoje em dia, um bom plano de benefícios conta muito na retenção de talentos.
Gostou do nosso artigo? Agora que você já entendeu a importância do seguro empresarial, que tal contratar um plano para a sua empresa? Conheça as opções da JOMANI e clique aqui para realizar uma simulação com um corretor de confiança.