O seguro para profissional liberal existe para resguardar seu patrimônio, sua carreira e sua imagem. Mas você sabe o que é um profissional liberal? Sabe que existem alguns seguros mais indicados para ele?
O que é um profissional liberal?
Profissional liberal é aquele dotado de capacitação técnica ou científica que exerce sua profissão com total liberdade. Ele costuma trabalhar por conta própria, como é o caso de contadores, advogados, médicos, entre outros.
Conhecendo suas características, você pode imaginar que há vantagens e desvantagens. Ele pode atingir uma boa remuneração, mas está vulnerável caso fique incapacitado para o trabalho. Afinal, não é totalmente amparado pelo INSS, ou o teto do benefício não é suficiente para manter seu padrão de vida.
E o que dizer sobre a responsabilidade quanto aos resultados de seu trabalho? O profissional liberal pode cometer um erro e prejudicar terceiros involuntariamente. Nesse caso, nasce a responsabilidade civil, que pode comprometer sua carreira e seu patrimônio.
O seguro para profissional liberal vem, então, para amenizar e prevenir os riscos desse tipo de atuação.
Quais são os tipos de seguro para profissional liberal?
Existem tipos mais indicados de seguro para profissional liberal. Eles abordam diversos riscos dessa atuação, desde a ausência no trabalho até o seguro para imóveis.
Diária por incapacidade temporária (DIT) ou Seguro de Renda por Afastamento (Incapacidade) Temporária
O seguro DIT pode ser um seguro para profissional liberal ou uma cobertura do seguro de vida. Seja como for, seu objetivo é o mesmo: prever uma renda ao profissional em caso de ausência no trabalho por motivo de doença ou acidente.
Esse seguro abrange o número de diárias até o limite contratado. Imagine que ele contratou 60 diárias. o cliente não contrata diárias, ele contrata o seguro que permite ficar afastado por doença ou acidente por até 365 dias. As diárias são referentes ao atestado médico de afastamento (número de dias que ficará afastado).
Na prática, e se o profissional que recebe cerca de R$ 500 por dia ficar afastado por 10 dias? Então receberá o valor correspondente (R$ 5 mil) da seguradora.
Ou seja, ele poderá se recuperar tranquilamente até que sua capacidade para o trabalho seja restabelecida.
Seguro de responsabilidade civil profissional
O seguro RCP é um seguro para profissional liberal muito conhecido por médicos, advogados, arquitetos e contadores. Ele garante o reembolso a eventuais indenizações, em caso de reclamação em que o profissional é condenado a reparar o dano causado a terceiros, de forma involuntária, no exercício da profissão.
Mas o RCP não se limita ao pagamento da indenização. Conforme os riscos contratados, a seguradora pode arcar com todas as despesas de defesa, com reabilitação de imagem e muito mais.
Seguro de vida (morte natural ou acidental)
A cobertura de morte natural ou acidental é uma das coberturas básicas do seguro de vida. Ela é fundamental para o profissional liberal que possui família, especialmente se for seu provedor.
Com esse seguro para profissional liberal, a família poderá se reestruturar com o valor pago pela seguradora. Algumas apólices também incluem assistência funeral, por exemplo. Dessa forma, proveem ainda mais conforto e tranquilidade em um momento bastante difícil.
Seguro empresarial
Um profissional liberal que possui um espaço de trabalho relevante, como um consultório ou escritório, deve fazer um seguro empresarial. Sua finalidade principal é proteger o patrimônio da empresa em caso de sinistros acidentais ou criminosos – como roubos, explosões, incêndios, enchentes e outras fatalidades.
Nesse seguro para profissional liberal, o interessado pode contratar as coberturas que achar mais adequadas. Veja alguns exemplos:
Incêndio, queda de raio, explosão
- Roubo de bens.
- Equipamentos eletrônicos.
- Despesas fixas (6 a 12 meses).
- Responsabilidade civil do empregador.
- Equipamentos móveis e estacionários.
- Quebra de vidros e anúncios luminosos.
- Roubo de valores no interior do estabelecimento.
- Roubo de valores em trânsito, em mãos de portadores.
- Perda/pagamento de aluguel (período de 6 a 12 meses), entre outras.
Ter um seguro para profissional liberal é uma maneira de se proteger das vulnerabilidades desse tipo de atuação. O DIT, o seguro RCP e o seguro empresarial são ótimos exemplos de proteção à carreira e ao patrimônio.
Que tal fazer já sua cotação de seguro com um corretor da JOMANI?