A tecnologia é uma aliada de qualquer negócio. Aplicativos e plataformas fazem parte da rotina das empresas. Um dos aplicativos mais utilizados no Brasil é o Whatsapp. Em qualquer segmento, ele pode ser muito benéfico. Já pensou comunicar-se com os pacientes e com a equipe por meio do app? Sabe como utilizar o Whatsapp em clínicas e consultórios? Acompanhe!
Facilite a comunicação com os pacientes
O Whatsapp em clínicas e consultórios pode ser utilizado para facilitar a comunicação com os pacientes. Mas cuidado: essa ferramenta só será útil se eles autorizarem o recebimento de mensagens. Imagine-se no lugar dele, recebendo mensagens que não solicitou? É muito desagradável e pode atrapalhar o bom relacionamento entre a empresa e o paciente.
A partir do momento em que há autorização para se comunicar pelo Whatsapp, há muitas possibilidades, como:
- Confirmações de consultas e agendamentos. Isso otimiza o tempo da atividade e a produtividade;
- Envio de mensagens de aniversário, boas-vindas, fim de ano e outras datas comemorativas. Essa é uma medida que fideliza o cliente e o aproxima da clínica ou do consultório;
- Resolução de dúvidas básicas, como forma de pagamento, endereço e outras informações.
Evite atrasos
Dentro da comunicação com os pacientes, muitos têm problemas com os atrasos. O Whatsapp em clínicas e consultórios pode ser a ferramenta necessária para evitá-los. Apesar de a ligação telefônica sempre ter sido um método eficiente, ela toma muito tempo do (a) secretário (a). Com o aplicativo, essa comunicação se torna mais dinâmica.
As informações de horário podem ser repassadas e armazenadas, assim como as dúvidas sobre as consultas. Isso, inclusive, evita mal entendidos. O responsável pela comunicação pode deixar um modelo de texto pronto para otimizar a tarefa.
Conheça os principais motivos e consequências de um processo de Responsabilidade Civil, e saiba como se precaver!
Disponibilize agendamentos automáticos
Como se não bastasse a revolução tecnológica com o advento dos aplicativos, eles se aprimoram e se integram com outras tecnologias.
Já existe no mercado um software de agendamento de consultas por WhatsApp. Por meio deles, os pacientes podem ver os horários disponíveis, marcar ou cancelar um horário. Após a marcação, recebem alertas sobre os agendamentos. E tudo isso feito de forma automática.
Esses softwares apresentam muitas vantagens, como:
- Comodidade do paciente: o software fica disponível 24 horas por dia e interage com o cliente de maneira imediata.
- Disponibilidade do funcionário: a clínica ou o consultório poderão usufruir das habilidades de seu secretário para tarefas menos burocráticas.
- Menor número de atrasos: o paciente receberá lembretes automáticos pelo aplicativo sobre o horário de sua consulta.
Essa é só mais uma vantagem do uso de Whatsapp em clínicas e consultórios.
Comunique-se com a equipe
Um bom uso do Whatsapp em clínicas e consultórios ajuda a melhorar o relacionamento da equipe de funcionários. A comunicação instantânea proporcionada pelo app agiliza a troca de informações. Qualquer problema interno pode ser resolvido rapidamente. Questões de escala, faltas e licenças podem ser supridas de forma a não prejudicar o andamento dos trabalhos na clínica.
Respeite os limites da publicidade para médicos
A Resolução CFM nº 1.974/11 é o Manual de Publicidade Médica que deve ser seguido pelos profissionais da área. Ela traz regras próprias e limites ao marketing realizado por médicos. O uso de whatsapp, portanto, deve ser adequado ao manual.
Em suma, existem duas regras relevantes que o profissional deve observar:
- Não utilizar aplicativos de mensagem para prestar consultoria aos pacientes;
- Não adotar nenhum tom sensacionalista ao repassar qualquer informação.
Respeitando as regras de publicidade, o Whatsapp em clínicas e consultórios é uma ótima ferramenta de comunicação. Pacientes e profissionais podem usufruir dos benefícios do app e melhorar seu relacionamento com o negócio.
Você já utiliza o Whatsapp em clínicas e consultórios? Conte para a gente sua experiência!